HU-1 - Esquadrão Águia
O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), Esquadrão Águia, foi criado pelo Aviso nº 1003 de 05 de junho de 1961, sendo a primeira Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil. A sua primeira sede foi na cidade do Rio de Janeiro, nas antigas instalações do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval. Em 1965 transferiu-se para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), onde está atualmente.
Seus meios aéreos são empregados em tarefas de guarda de aeronaves, busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo, apoio à Base Comandante Ferraz, no continente Antártico, entre outras, participando de quase todas as operações aeronavais desenvolvidas pela Marinha do Brasil.
A missão do Esquadrão Águia é “Prover meios aéreos em apoio às unidades de superfície e de tropa e às demais Organizações Militares da Marinha do Brasil, a fim de contribuir para o cumprimento de suas missões operativas e atividades administrativas”.
Aeronaves
Inicialmente o Esquadrão Águia utilizou os helicópteros Westland UH-5 Whirlwind (S-55) que pertenceram ao Destacamento de Helicópteros do NAeL Minas Gerais e dois Widgeon, utilizando depois o UH-2 Wasp, Fairchild Hiller FH-1100, Bell 206B Jet Ranger e finalmente, o Helibras (Eurocopter) UH-12 Esquilo (monomotor) e o Eurocopter UH-13 Fennec (bimotor).
O helicóptero UH-12 Esquilo utilizado pela Marinha do Brasil é uma versão do monomotor civil HB350 BA Esquilo projetado pela Eurocopter e montado no Brasil pela Helibras. Equipado com uma turbina Turbomeca Arriel 1B de 680 shp, o Esquilo pode ser armado com lançadores de foguetes LM 70/7 calibre 70 mm e metralhadoras axiais (ou laterais) FN Herstal MAG calibre 7,62 mm. Para cumprir missões de evacuação aeromédica e transporte de carga externa, o UH-12 Esquilo pode ser equipado com um gancho externo com capacidade para 750 kg e um guincho lateral para 136 kg.
O helicóptero UH-13 Fennec é uma versão do bimotor AS555 projetado pela Eurocopter, equipado com duas turbinas Turbomeca Arriel. O Fennec também pode ser armado com lançadores de foguetes e metralhadoras axiais (ou laterais), realizando com melhor performance todas as missões do Esquilo monomotor.
Fonte: SPOTTER / Comando da Marinha
No ar, os homens do mar!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur hendrerit, leo vitae interdum pretium, tortor risus dapibus tortor, eu suscipit orci leo sed nisl. Integer et ipsum eu nulla auctor mattis sit amet in diam. Vestibulum non.